Comércio bilateral Brasil-Texas

As relações comerciais entre o Brasil e o Estado do Texas demonstram intenso e vantajoso intercâmbio. Em 2005, fomos o quinto mercado para as exportações texanas, com um volume de US$ 7,2 bilhões. Por outro lado, exportamos no mesmo período, US$ 4,3 bilhões.

Não restam dúvidas de que o comércio bilateral pode ser expandido e pode constituir, adicionalmente, fonte de demanda expressiva para produtos e serviços brasileiros, com claros benefícios e importantes impactos no desenvolvimento econômico e na estrutura produtiva do Brasil.

Os negócios fechados por empresas brasileiras no Texas têm potencial para gerar milhares de empregos diretos no Brasil e esse é o diferencial que desejamos debater por meio deste evento. A crise econômica brasileira também pode ser superada com criatividade e fortalecimento do intercâmbio bilateral nas áreas do comércio exterior.

O presente evento visa discutir as oportunidades de negócios e investimentos que poderão ser canalizados para os municípios brasileiros por meio dos mecanismos já existentes e oferecidos pelo Estado do Texas, nos Estados Unidos.

O objetivo do evento é apresentar mecanismos e parcerias realizadas com o ituito de  incrementar o comércio exterior e ampliar a relação comercial com um Estado norte-americano que, se fosse um país, representaria a 10ª economia mundial, atrás do Brasil. Trata-se do maior exportador norte-americano pelo décimo ano consecutivo, e segundo dados do US Census Bureau, o maior gerador de empregos dos Estados Unidos.

Pretendemos identificar as oportunidades que se apresentam a empresas brasileiras que terão condições de beneficiar-se de uma logística de referência internacional – com 16 portos de escala, 26 aeroportos comerciais, 11 rodovias interestaduais, 28 pontes veiculares internacionais e a maior malha ferroviária das Américas com 46 ferrovias de cargas.

Agenda:

8:30~9:00 – Cadastro e formação de Mesa;

9:00~9:10 – Apresentação do Evento e Mesa;

9:10~9:50 – Max Paul – Comercio bilateral e o que atingimos;

9:50~10:30 – Janie Longória – A visão do Texas em relação ao Brasil;

10:30~10:50 – Intervalo e Networking;

10:50~11:00 – Retorno e formação de Mesa;

11:00~11:30 – Marcelo Mollicone – A importancia transdiciplinar do negócio internacional;

11:30~12:00 – Leone Andrade – A visão do Brasil e do CIMATEC;

Autor: Câmara Texana

A Câmara Texana de Comércio no Brasil tem por objetivo promover a relação comercial de seus associados brasileiros no estado do Texas e reciprocamente de seus associados norte americanos no Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.