Nesta sexta-feira, dia 11 de junho de 2021, o nosso diretor e representante da Câmara Texana no Rio Grande do Sul, sr. Paulo Lino, participou de uma reunião virtual junto ao Comitê da Indústria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, afim de promover as atividades econômicas do Texas, além de divulgar o evento Brazil Texas Round-Up: Doing Business with the USA by Texas, que ocorrerá em Gramado dos dias 9 a 11 de julho.
Na conversa, o sr. Paulo introduziu os objetivos da Câmara Texana em promover a interação da indústria e do comércio, fomentar a integração de universidades e centros de pesquisas e realizar intercâmbios e eventos de capacitação profissional, utilizando o Texas como um modelo de desenvolvimento.
De forma a destacar o potencial da economia do Texas, o sr. Paulo dissertou sobre a extensão territorial do Texas e o alto valor de seu PIB, que, através de sua economia diversificada, está cada vez mais distante do estereótipo do óleo e gás. Austin já se tornou um polo de tecnologia e vem atraindo um grande volume de empresas norte-americanas, dando origem ao chamado Silicon Hills. O governo local também vem investindo em APLs, através de pequenas e médias empresas, expandindo o potencial destas, afim de gerar riquezas, empregos e parcerias com cidades e regiões com simetrias econômicas e culturais.
O sr. Paulo revelou que as similaridades culturais entre os estados do Texas e do Rio Grande do Sul, como a imigração europeia e, principalmente alemã, atuam como catalizadores no estreitamento das relações entre os dois estados.
A avançada e renomada indústria coureiro-calçadista no Rio Grande do Sul surge como um elo possível. O Texas é um mercado muito atrativo e com grande interesse nos produtos de qualidade das indústrias do ramo no Vale dos Sinos. Visando diversificar fornecedores e reduzir a dependência da China, a indústria gaúcha pode vir a ser uma grande parceira das empresas americanas.
