Diálogos com a Betchamber apresenta: Internacionalização Pós-Pandemia

É um constante desafio de encontrar vias para uma empresa crescer e desenvolver planos de desenvolvimento de negócios sustentáveis no tempo; a busca pelos mercados externos e estratégias de expansão internacional têm ganhado mais empresas adeptas, como forma de manter o crescimento em tempos de crise e retração econômicas, mas também, para gerar crescimento contínuo e menos suscetibilidade às volatilidades do mercado promovendo a diversificação de investimentos por diferentes mercados e consequentemente sendo menos vulnerável a instabilidades regionais.


Atuação em âmbito internacional exige expertises muito específicas, também demanda um conhecimento abrangente sobre o ambiente negocial interno e externo. O conhecimento e a gestão eficientes das estratégias de internacionalização têm um papel fundamental para que a empreitada em outros mercados de fato traga benefícios (seja fortalecimento da marca ou aumento do volume de negócios) e crescimento para as empresas.

Expandir para o mercado internacional é uma decisão estratégica da empresa que envolve todos os setores da empresa, cultura organizacional receptiva e investimento da empresa em capital humano especializado e financeiro.

O mercado global é dinâmico e veloz e está sujeito ao impacto de diferentes variantes externas ao próprio ambiente negocial. As empresas estão em um constante processo de busca por desenvolvimento, melhoria e integração. Tecnologias da informação, comunicação e desenvolvimento na área de logística e transporte possibilitaram uma maior integração das empresas, assim como, maior acesso às informações.

Atuar em mercado global deixou de ser uma vantagem somente ao alcance das empresas de grande porte e com grande poderio econômico, se tornou mais acessível às empresas de qualquer porte. Esse processo de abertura a maior participação de empresas menores no mercado global, ampliou as oportunidades de crescimento e lucratividade para as empresas, permitindo maior desenvolvimento econômico, produção e divisão de riquezas entre os Estados e empresas. Mas o fato de ter se tornado mais acessível não tornou a atuação em arena global menos complexa, atuar em mercado global envolve conhecimento abrangente e multidisciplinar, planejamento e para que se alcance sucesso.

A queda das barreiras que permitiram esse maior acesso ao mercado global, trouxe inúmeros benefícios, mas também um forte acirramento da concorrência no mercado global como nos mercados internos, uma vez que possibilitou a maior circulação de produtos e acesso a mercados externos. Situação que impôs para muitas empresas uma atuação internacional para poder defender seu mercado interno.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.