Betchamber participa na Live “Oportunidades para empreender no Texas”.

No dia 11/04/2023, a Câmara Texana de Comércio no Brasil (Betchamber) participou da Live ‘Oportunidades Para Empreender no Texas’.  

Realizado no Hub One de Porto Alegre, o evento é parte do programa ‘Be International’, da série ‘Feevale Techpark Talks’, organizada pelo Feevale Techpark, hub de inovação e tecnologia da Universidade Feevale

Tendo como foco a internacionalização de negócios, especialmente as oportunidades no estado do Texas, a conversa foi conduzida por Eduarda Brito Sawaya, supervisora do Feevale Techpark, e contou com Max Paul, presidente da Betchamber, e Douglas Cândido, sócio da OMNI GLOBAL GROUP e também parceiro institucional da Câmara Texana de Comércio no Brasil. 

Em sua participação, Sr. Max apresentou características do estado americano, como sua extensão territorial, pela qual é possível dirigir em linha reta por 10 horas sem transpor fronteiras, sua liderança de longa data nas exportações americanas, e sua localização privilegiada, que faz do Texas um dos principais hubs logísticos mundiais. 

“O Texas não é só isso, ele é tudo isso!”, afirmou o presidente da Câmara Texana, destacando que a diversidade econômica do estado vai muita além do agrobusiness e da já conhecida hegemonia no campo de Oil & Gas. O estado é nº 1 no país no campo de energias renováveis e possui papel relevante também na indústria aeroespacial. O Sr. Max mencionou ainda que o Texas trabalha com 6 setores-chave, que vão de tecnologia a indústria criativa.  

Nas palavras de Max Paul, o grande diferencial do Estado da Estrela Solitária é sua filosofia pró-business, que estimula o empreendedorismo e a geração de empregos. “Se você faz algo muito bem no Brasil, provavelmente o fará ainda melhor no Texas.”, defendeu ele, explicando que o estado possui o maior fundo de fomento americano e busca de forma incessante reduzir entraves burocráticos, o chamado ‘red tape’.  

O presidente da Betchamber finalizou sua participação destacando o valor dos intercâmbios educacionais, do knowhow cultural e da interação constante entre os dois lados para identificar gargalos e multiplicar oportunidades, baseando-se sempre em estudos e dados. “Nada no empiricismo, tudo no tecnicismo.”, concluiu. 

Douglas Cândido, especialista em internacionalização, defendeu que o sucesso do processo surge do propósito. “Quem tem propósito tem posicionamento. E quem tem posicionamento é capaz de montar um plano.”, afirmou, destacando que o propósito permitirá modelar o negócio e construir relacionamentos duradouros, que de fato impactarão o sucesso do negócio.  

Para que o projeto vingue, Sr. Douglas elencou 5 premissas como fundamentais: Capacidade de entrega, Gestão estratégica, Engajamento da Equipe, Adaptabilidade e Relacionamentos. Além disso, destacou a necessidade de ‘evitar o raso’, buscando profundidade na análise e planejamento adequado. É preciso estar atento e buscar aprender não apenas com “quem fez e deu certo”, mas também com “quem fez e deu errado”. Adaptabilidade, a fim de adequar-se às inevitáveis correções que o projeto demandará, e aculturação, que permitirá familiaridade real com o mercado alvo, são também indispensáveis. 

O Sr. Douglas reforçou as vantagens que o ambiente desburocratizado dos EUA, e do Texas em especial, proporciona e, por fim, defendeu que o plano precisa ser posto à prova no mercado. “Papel aceita tudo, é preciso validá-lo!”.  

A Betchamber agradece à Universidade Feevale e ao Feevale Techpark a oportunidade de participar no evento e ajudar a apresentar um pouco das inúmeras oportunidades que o Texas oferece aos brasileiros. 

O Texas não é só isso, é tudo isso! Visite nosso site e acompanhe nossas redes sociais e conheça mais. 

Autor: Câmara Texana

A Câmara Texana de Comércio no Brasil tem por objetivo promover a relação comercial de seus associados brasileiros no estado do Texas e reciprocamente de seus associados norte americanos no Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.