Em 26/06/2023, a Câmara Texana de Comércio no Brasil subiu ao palco do Summit Cidades, em Florianópolis.

Apresentando o painel “Oportunidades de atração de novos investimentos segundo o formato das cidades americanas: o case de Brownsville”, Karine Herani e Douglas Cândido representaram a Betchamber, debatendo a importância da internacionalização no desenvolvimento dos municípios.

Em sua fala, o Sr. Cândido, co-founder da OMNI GLOBAL GROUP, compartilhou com o público exemplos de experiências bem-sucedidas de internacionalização, tanto de empresas de seu próprio portfólio quanto de companhias de parceiros com quem trabalhou em sua longa trajetória no mercado. Douglas enfatizou a importância de explorar novos mercados e estabelecer acordos além das fronteiras nacionais. Por fim, conclamou a audiência a considerar estratégias de diversificação internacional como ferramenta para alavancar negócios.

Karine, sócia da Global Bridge, abordou os frutos que a cooperação internacional pode propiciar aos municípios brasileiros. Com o case Brownsville, no Texas, demonstrou os resultados da integração ao mercado externo e apresentou os mecanismos da cidade texana para buscar oportunidades internacionais. Junto ao público, a Sra. Herani explorou de que forma cidades Brasil afora podem replicar o sucesso americano.

Ao longo do painel, Douglas e Karine avaliaram os principais desafios enfrentados em um processo de internacionalização. Eles ressaltaram a importância de criar um ambiente favorável aos negócios internacionais, simplificar processos burocráticos, fomentar a inovação e estimular a capacitação profissional.

O papel relevante da Betchamber neste processo também foi pauta. Estimulando parcerias, promovendo intercâmbios culturais e comerciais e provendo orientação e know-how sobre o mercado do Texas, a Câmara abre portas e contribui para a geração de valor. Assim, colabora com o desenvolvimento econômico nos dois lados da fronteira.

Fernanda Muniz, gerente de relações institucionais da Secretaria de Articulação Internacional do Estado de Santa Catarina, também compôs o painel. A Sra. Muniz versou sobre o papel do poder público no apoio à internacionalização, e apresentou as políticas do Estado na promoção de iniciativas para qualificar e estimular municípios e empresas locais na busca por mercados internacionais.

O objetivo da Câmara Texana com o painel era mostrar que o acesso a mercados externos, ainda visto por diversos entes subnacionais como custoso e complicado, é viável e, acima de tudo, profícuo. Basta que seja feito de forma planejada, dentro de um framework bem elaborado.

Neste trabalho, a Betchamber é a parceira ideal para ingressar no mercado texano.

Entre em contato e veja as inúmeras possibilidades, públicas e privadas, do Estado da Estrela Solitária.

Afinal, o Texas não é só isso. Ele é tudo isso.

Autor: Câmara Texana

A Câmara Texana de Comércio no Brasil tem por objetivo promover a relação comercial de seus associados brasileiros no estado do Texas e reciprocamente de seus associados norte americanos no Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.