Rio Grande Valley

O Rio Grande Valley é uma área localizada no extremo sul do Texas. Encontra-se ao longo da margem norte do Rio Grande, que separa o México dos Estados Unidos. A região de quatro condados é composta pelos condados de Hidalgo, Cameron, Willacy e Starr. É uma das regiões que mais crescem nos Estados Unidos, com sua população saltando de cerca de 325.000 pessoas em 1969 para mais de 1.300.000 pessoas em 2014. Algumas das maiores cidades da região são: Brownsville, Harlingen, Weslaco, Pharr, McAllen, Edinburg, Mission, San Juan e Rio Grande City.

O Valley é historicamente dependente do agronegócio e do turismo. O algodão, a toranja, o sorgo, o milho e a cana-de-açúcar são as principais culturas, e a região é o centro da produção de citros e a área mais importante da produção de hortaliças no estado do Texas. Nas últimas décadas, o surgimento de maquiladoras (fábricas ou plantas de fabricação) causou uma onda de desenvolvimento industrial ao longo da fronteira, enquanto as pontes internacionais permitiram aos mexicanos comprar, vender e fazer negócios nas cidades fronteiriças ao longo do Rio Grande. A inclusão geográfica da South Padre Island também impulsiona o turismo, particularmente durante a temporada de férias de primavera, já que seu clima subtropical mantém as temperaturas quentes o ano todo.

Durante os meses de inverno, muitos aposentados (comumente chamados de “Winter Texans”) chegam para aproveitar o clima quente, o acesso a produtos farmacêuticos e de saúde em passagens de fronteira mexicanas como Nuevo Progreso. Há uma indústria substancial de cuidados de saúde com grandes hospitais e muitas clínicas e consultórios particulares em Brownsville, Harlingen e McAllen .

O Texas é o terceiro maior produtor de frutas cítricas dos Estados Unidos, sendo a maioria cultivada no Rio Grande Valley. Toranja compõe mais de 70% da colheita citrus Valley, que também inclui laranja, tangerina, tangelo e produção de limão Meyer cada inverno.