O estado do Rio de Janeiro é mundialmente conhecido pela sua capital, de igual nome, por causa do Carnaval. Contudo, devemos destacar que a região possui um mercado dinâmico, vigoroso e um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios. A infraestrutura local favorece a circulação de mercadorias otimizando os recursos logísticos de quem pretende investir ou ampliar suas atividades no Brasil.
A população do Rio de Janeiro está estimada em mais de 17 milhões de habitantes o que corresponde a 4% da população brasileira. O índice de desenvolvimento humano é o quarto melhor do país com a marca de 0,761 em 2010. O PIB per capita ultrapassa U$ 10.500 dólares enquanto a economia contribui para 11% do PIB nacional em um montante de U$ 174,46 bilhões de dólares. A atividade econômica está concentrada em serviços e na indústria, 75% e 23% respectivamente.
Vale ressaltar que o estado do Rio de Janeiro possui 5 portos sendo o de Itaguaí um dos seis principais do país. O porto do Rio de Janeiro por sua vez atende aos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e sudoeste de Goiás valendo-se de 6740 metros de cais contínuo. A interação com outros modais como o Aeroporto Internacional do Galeão, ferrovias e rodovias integra o Rio de Janeiro com o restante do país.

No que tange as exportações, elas se concentram na indústria de transformação e nas indústrias extrativas. São US$ 13,6 bilhões oriundos da indústria extrativa enquanto a indústria de transformação atinge o número de 7,4 bilhões, correspondente a 62,9% e 34,4% dos produtos exportados.

A indústria de transformação é diversificada e é composta por: 34,7% de equipamentos de transporte e componentes; 29,8% de produtos metalúrgicos, 9,7% de ferramentas, talheres e outras obras de metais; 7,5% de petróleo e derivados de petróleo; 7,9% de produtos das indústrias químicas; 5,9% máquinas e aparelhos mecânicos entre outros setores.

A indústria extrativa se compõe basicamente do setor de petróleo e derivados de petróleo uma vez que a região possui grandes reservas desse recurso natural. Sendo assim, a estrutura de extração, refino e distribuição é bastante desenvolvida. Para isso, a quantidade de empresas e tecnologias ligadas a esta atividade é expressiva.

O estado como um todo possui um conjunto de universidades, vários centros de pesquisa, um ecossistema empreendedor que confere modernidade a região metropolitana. O Rio de Janeiro possui uma vida cultural e um estilo de vida compatível as principais cidades do mundo. Torna-se portanto uma região privilegiada para quem pretende investir ou ampliar suas atividades no Brasil.
Referências:
APEX Brasil. Rio de Janeiro: perfil e oportunidades de exportações e investimentos 2019. Apex Brasil, Brasília, 2019
SECRETARIA DE PORTOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Plano Mestre: porto do Rio de Janeiro. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível: https://www.infraestrutura.gov.br/images/SNP/planejamento_portuario/planos_mestres/versao_completa/pm35.pdf
FEDERÇÃO DAS INDUSTRIAS DO RIO DE JANEIRO. Diagnóstico do comércio exterior do Estado do Rio de Janeiro 2017. FIRJAN, Rio de Janeiro, 2017. Disponível: https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/diagnostico-do-comercio-exterior-do-estado-do-rio-de-janeiro.htm